quarta-feira, 24 de março de 2010

Ensinar...

Se  há  coisa  que me irrita é o tempo que se perde a pensar a educação, não se age, não se vai para o terreno, não se investe na formação dos recursos humanos.
Adoro o que faço e não faria outra coisa, mas cansa tanta reformulação, tanta teoria, tanto pára arranca...Cá está  mais uma ideia:  http://www.publico.pt/Educação/professores-tem-propostas-para-reajustamentos-no-3º-ciclo_1428842

Concordo especialmente  com a retirada  das extracurriculares, em especial Área de Projecto e Formação Cívica. Esta última deve ser parte integrantede todas as disciplinas, formar alunos é formar cidadãos, dar-lhes ferramentas para serem activos e participantes na sociedade.

Área de Projecto na teoria é muito interessante, o que falha  é a coordenação do todo, elaborar um projecto em que de facto todos participassem e em que as várias disciplinas se integrem. Por vezes é um grande dor de cabeça para os colegas que asseguram a disciplina.

O ano passado trabalhei o tema dos castelos com as tumas de 7º ano, foi fantástico. Tive a ajuda de alguns colegas, que se motivaram com a  ideia. Contudo o que podia ser um projecto amplo e abrangedor para todas as turmas (aplicado na Área de Projecto de  todas as turmas de 7º), foi um projecto pessoal levado a cabo com muitas horas de trabalho extra.
Deixo aqui algumas imagens do projecto, uma homenagem a todos  os  alunos envolvidos, bem hajam!


O fantástico de ensinar é ver frutos, é motivar e sentir o nosso trabalho reconhecido. Não me digam que é raro tal acontecer, que é preciso termos turmas maravilhas, não é. Já tive turmas complicadas e sei que consegui chegar a eles, sei que  gostaram do percurso que fizeram.


Pensar é sem dúvida uma mais valia, mas pensar tanto e nada fazer não nos leva a lado nenhum.


Sem comentários:

Enviar um comentário