domingo, 6 de setembro de 2009

Tributo aos 900 anos...

Não podia deixar passar esta data em branco, afinal se português escrevo é graças à audácia de um conjunto de circunstâncias que nos fizeram nação. Infelizmente não posso destaca-los a todos, qui ça um dia na minha velhice... Destaco D.Afonso Henriques, 900 anos, isso é que era um bolo repleto de velas!
Emociono-me sempre que falo de personagens que me são caras, D. Afonso é sempre alvo da minha queda para o nacionalismo quando por acaso ou por dever aos programas escolares, gentilmente o encontro.
Da última vez a minha plateia, ficou de sorriso no rosto e com os olhos repletos de desejos de aventuras, das investidas e tropelias deste soberano único. É certo que impressionar criancinhas de 11/12 anos com batalhas e cercos a castelos não parece muito difícil. Não é, o complicado é fazê-los sentir a dimensão da pessoa, ver para lá do guerreiro.



E foi por aí que eu fui, das batalhas , das vitórias e tratados toda a boa enciclopédia tem o dever de explicar, mas do Homem, é preciso tempo, gosto e dedicação para que se entenda e admire. Acho que fui bem sucedida, D. Afonso humano, frágil e sonhador encontrou identificação em cada uma daquelas crianças...


Pode ser que assim, onde quer que ele se encontre, sinta que valeu a pena esperar 76 anos pela independência e deixar mais do que um pedaço de terra, uma mão cheia de sonhos. E foi uma espera repleta de espinhos, a morte do primogénito e a espera pelo amadurecimento de D. Sancho, o desastre de Badajoz e o fim da brilhante carreira militar.

Batalha de São Mamede


Um homem que se apaixonou pela nação que queria fundar, paixão que jamais se apagou. Fora no amor como na guerra e tudo estaria bem, mas Chamõa, o seu primeiro grande amor, não pode singrar no tempo. A ascendência galega, os jogos de bastidores, a política não se compadece com sentimentos.

Quanto ao hipotético estalo que deu a D. Teresa, ao que parece é um erro. Num livro que comprei recentemente "12 erros que mudaram Portugal", este desmente categoricamente essa ignomínia de um filho bater na mãe... Para os mais curiosos aqui fica o blog dos autores:http://www.12erros.com/12-erros-que-mudaram-portugal.html.
A ler com gosto.



Assim faço o meu tributo ao 1º rei de Portugal, que ao que parece andam a tentar resuscitar do Mosteiro de Santa Cruz, ainda não perceberam que a magia destas figuras está no mistério que criam e não nos segredos revelados...

1 comentário:

  1. Se a mim (que tenho pouco mais de 20 anos) me impressionaste com a notícia de que o pequeno Afonso já brincava com berlindes, imagino as aventuras que suscitaste nas mentes das nossas criancinhas (tenho saudades dos "piquenos"... de alguns, pelo menos).

    Coisas Doces

    ResponderEliminar