Não pretendo, nem tenho a veleidade de que estes rasgos sejam pérolas de literatura... Somente pensar e reflectir sobre aspectos mais ou menos quotidianos. Naturalmente a História aparecerá quase sempre...senão sempre. Senhora dos meus sentidos e dona dos factos, aparecerá aqui e acolá, mesmo quando não é intencional.
Assim como também não se pretende fazer grandes achados, daí o título escolhido para este blog...os mares já estão muito navegados.
Ora pegando neste mote, vem mesmo a calhar o tema dos Descobrimentos, o momento da História que mais sorrisos traz à nação lusa, pelo brilhantismo e pela coragem, pela audácia e pela capacidade de seguir um sonho:conquistar o Mundo!
Pena é, que valores como a tolerância e aceitação da diversidade se tenham diluído com o tempo, aspectos que fizeram desta nação um ponto de referência e um exemplo de multiculturalismo.

Milagre de S. Francisco Xavier,Museu de Sao Roque©ETG 2009_02,Andre Reinoso,Portugal, 1619-22,Óleo sobre tela
Assim hoje quero deixar aqui o cartaz da exposição "Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII", a não perder até dia 11 de Outubro no Museu Nacional de Arte Antiga.
Sem comentários:
Enviar um comentário